Giselle Lima
Apresentação em escola de Santa Cruz do Sul.
A partir de quarta-feira (17) escolas da rede pública de Agudo vão receber atividades educativas sobre o bullying em sala de aula. O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola” é baseado na literatura infantil e organizado pela escritora Márcia Funke Dieter. A meta é realizar mais de 100 apresentações em municípios gaúchos e catarinenses.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Sete escolas agudenses serão contempladas com a iniciativa que vai até a quinta-feira (18). As apresentações vão ocorrer em sala de aula para estudantes da educação infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A proposta, roteirizada pela escritora, baseia-se na obra Uni, de sua autoria. No livro, os personagens mostram o quanto as singularidades de cada indivíduo são especiais.
-Nós fizemos a diferença na vida dessas crianças. Talvez não agora, mas nos próximos dias, meses e anos estaremos vendo se tornarem jovens, adultos, mais conscientes, mais sensíveis com o que acontece ao nosso redor. Por meio da literatura podemos transformar as vidas das crianças - afirma a escritora.
A apresentação é acompanhada por um intérprete de libras que traduz a história em sinais. Durante a ação, serão distribuídos cerca de 3 mil exemplares do livro - alguns inclusive, com edição em braile.
Agudo é o quinto município do Estado a receber o projeto. A caravana já passou por Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Arroio do Tigre e Vale do Sol. O objetivo da organização, é que o projeto visite 12 cidades gaúchas e duas catarinenses em mais de 100 apresentações.
O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Confira as escolas que receberão o projeto:
- EMEF Três de Maio;
- EMEF D. Pedro II;
- EMEF Santos Dumont;
- EMEF Santos Reis;
- EMEF Olavo Bilac;
- EMEF Alberto Pasqualini;
- EMEF Sete de Setembro.